Entre 16 e 19 de dezembro de 2025 foi realizada a exposição de encerramento do Projeto Petrechos de Pesca, no Museu de Vida Marinha do Instituto Argonauta, em Ubatuba -SP. O evento marcou a conclusão de um ciclo de três anos de atuação do projeto, reunindo resultados, aprendizados e experiências construídas de forma coletiva com comunidades pesqueiras, parceiros institucionais e a sociedade.

A exposição apresentou a trajetória do projeto por meio de uma abordagem artística e educativa, utilizando instalações, objetos e painéis produzidos a partir de petrechos de pesca em fim de vida e outros materiais reaproveitados. A linguagem visual e sensorial permitiu transformar dados técnicos, processos de pesquisa e ações em campo em narrativas acessíveis, promovendo a compreensão dos desafios relacionados à gestão dos petrechos de pesca e a importância da economia circular.

A arte foi utilizada como ferramenta de educação e comunicação científica, aproximando diferentes públicos ao tema, com intuito de proporcionar a reflexão sobre responsabilidade compartilhada, consumo consciente e conservação dos ecossistemas marinhos. Ao longo do percurso expositivo, visitantes puderam conhecer desde as etapas de coleta de dados nos embarques, recebimento e destinação dos petrechos de pesca em fim de vida útil no ecoponto do pescador ações socioeducativas com parcerias locais e impactos positivos gerados pelo projeto nos territórios onde atua.

A cerimônia de abertura contou com a presença da equipe do projeto, representantes das instituições parceiras (Fundação Florestal e Petrobras) e representante do setor pesqueiro, o Corintiano (Fábio), que esteve engajado nas atividades do projeto desde o seu início.

Durante os dias de exposição, mais de 200 visitantes de diferentes faixas etárias e municípios puderam vivenciar um pouco do é o Projeto Petrechos de Pesca. Dessa forma, a exposição de encerramento reafirma o compromisso do Projeto Petrechos de Pesca com a construção de soluções integradas para a gestão de petrechos de pesca, aliando ciência, arte, educação e participação social. Mais do que um encerramento, a mostra simboliza a continuidade do diálogo e do engajamento em prol de caminhos criativos para a economia circular e saúde do oceano.

Deixe um comentário