No dia 9 de outubro de 2025, o Projeto Petrechos de Pesca encerrou o ciclo de palestras na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves (Ubatuba), iniciado em outubro de 2024. A partir dos nossos encontros com as turmas do primeiro ano do ensino médio, ministramos palestras cobrindo os temas de atuação profissional de pesquisadores, os impactos do plástico na sociedade, a gestão socioambiental do oceano, o empreendedorismo ambiental, e a economia circular azul. Ao final do ciclo, com as turmas agora no segundo ano do ensino médio, realizamos duas oficinas para que fosse elaborado um rascunho de negócio socioambiental. E, na palestra final, invertemos nossos papeis e nos sentamos para ouvir as ideias concebidas durante as oficinas, que foram apresentadas à turma.
A equipe do Projeto contou com o apoio da Fundação Florestal – que inicialmente propôs as atividades na escola e auxiliou na palestra de gestão socioambiental –, e também da Petrobras, que estiveram presentes durante todo o ciclo de atividades. Especificamente na palestra de plásticos na sociedade, recebemos a equipe da cooperativa de reciclagem Coco & Cia, localizada no bairro Ipiranguinha, que apresentou os desafios para a triagem de resíduo em Ubatuba e os caminhos para a criação de políticas públicas voltadas à preservação do nosso entorno.
Com o objetivo de aproximar o ciclo de palestras ao conteúdo programático da escola, contamos com o grande apoio do professor Ricardo Guerra, da disciplina de Gestão Ambiental e Empresarial. O professor sugeriu às turmas um trabalho de reconhecimento de empreendimentos socioambientais em Ubatuba, desenvolvido durante o horário das suas aulas. Esse trabalho, materializado em cartazes criados em grupo, foi baseado na pesquisa de selos ambientais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e na criação de artes visuais. Já combinado com a escola, em dezembro deste ano teremos a oportunidade de expor os cartazes ao lado dos produtos gerados pelo projeto, na exposição de encerramento do Petrechos de Pesca na Secretaria de Turismo de Ubatuba.

Cartazes produzidos pelas turma do segundo ano do ensino médio da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves (Ubatuba, São Paulo), durante o ciclo de palestras do Projeto Petrechos de Pesca.
Somos muito gratos ao corpo docente e demais funcionários da E.M. Tancredo pela colaboração durante as atividades, e especialmente à coordenadora pedagógica Joyce Souza, por definir um plano de atividades que fosse relevante ao programa da escola. Por fim, agradecemos às quatro turmas do segundo ano por nos receberem, compartilharem suas ideias, e engrandecerem os resultados do nosso projeto.
