Em abril de 2025, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oficializar a adoção do Currículo Azul – uma diretriz educacional que integra a cultura oceânica ao conteúdo escolar regular. Por cultura oceânica, entende-se como “movimento internacional com o objetivo de compreender e estudar os porquês da preservação e manejo sustentável do oceano”¹. A proposta está alinhada às diretrizes globais da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e visa transformar a relação das futuras gerações com o oceano. Com esse novo marco, o oceano será inserido de forma transversal nos currículos escolares, promovendo o conhecimento da importância do oceano para a vida no planeta.
Ainda no tema da importância no oceano em nossas vidas, o Projeto Petrechos de Pesca está desenvolvendo uma ação educativa na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba/SP. Essa ação visa construir uma percepção crítica sobre a problemática socioambiental envolvendo o lixo no mar, de forma contextualizada à realidade no município. As atividades estão acontecendo com alunos do ensino médio técnico e começaram a ser realizadas em setembro de 2024, com finalização prevista para outubro de 2025. Os temas abordados incluem as relações entre plástico e sociedade, a importância da pesquisa e de suas metodologias, gestão socioambiental do oceano, empreendedorismo ambiental e economia azul. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Fundação Florestal, a APA Marinha do Litoral Norte (APAML) e a Petrobras.
A iniciativa do nosso Projeto dialoga diretamente com os princípios propostos pelo Currículo Azul, abordando de forma transdisciplinar e integrada às dimensões científica, ambiental, cultural e social do oceano. As atividades são pensadas para promover uma percepção crítica dos problemas reais do território e de como podemos enfrentá-los.


¹ SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Cultura Oceânica. Disponível em: https://semil.sp.gov.br/educacaoambiental/prateleira-ambiental/cultura-oceanica/. Acesso em: 20 maio 2025.
