Você sabe o que é uma anomalia acústica?

Com base em um texto publicado anteriormente sobre a propagação do som na água do mar, que explicou sobre a utilização da ecossonda para mapear o fundo marinho e como são geradas imagens acústicas por meio de ondas sonoras, hoje iremos abordar o tema sobre Identificação e Investigação de Anomalias Acústicas, trazendo a importância desta técnica para a nossa pesquisa e explicando como identificamos essas anomalias em nosso trabalho.

Através do retroespalhamento do sinal acústico, o sonar pode gerar diversas imagens, que representam tanto estruturas artificiais ( naufrágios, âncoras, cabos e objetos diversos) quanto elementos naturais ( rochas e fendas no fundo marinho). Nesse contexto, “anomalia acústica” refere-se a um sinal acústico incomum detectado pelo sonar e que se difere das feições esperadas em um cenário natural.

Figura 1 – figura ilustrativa de ondas sonoras do sonar e imageamento acústico.

No projeto Petrechos de Pesca, buscamos anomalias acústicas com o objetivo de identificar petrechos de pesca que, eventualmente, podem ter sido perdidos no mar. O levantamento acústico é realizado com um sonar de varredura lateral, mapeando uma área em volta do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Diversas condições ambientais podem influenciar a reflectância do sinal acústico na água do mar, e por isso essas anomalias nem sempre são detectadas de forma nítida.  Em função disso, é necessária a  realização de uma triagem criteriosa nos dados obtidos em campo, utilizando a metodologia de análise por dois observadores independentes. As anomalias que apresentam concordância entre os observadores são investigadas através de ROVs (veículos operados remotamente), câmeras subaquáticas e o mergulho autônomo.

Figura 2 – Imageamento acústico de anomalias e de fundo rochoso.

Figura 3 – Imageamento acústico anomalias no fundo do mar e na coluna d’água.

Referências:
Kaeli, Jeffrey W. “Real-time anomaly detection in side-scan sonar imagery for adaptive AUV missions.” 2016 IEEE/OES Autonomous Underwater Vehicles (AUV). IEEE, 2016.

Coffelt, Jeremy Paul, and Jesper Haahr Christensen. “Anomaly detection in side-scan sonar.” OCEANS 2021: San Diego–Porto. IEEE, 2021.

Kapetanović, Nadir, Nikola Mišković, and Adnan Tahirović. “Saliency and anomaly: Transition of concepts from natural images to side-scan sonar images.” IFAC-PapersOnLine 53.2 (2020): 14558-14563.

Deixe um comentário