Durante as campanhas de mar desenvolvidas pelo Projeto Petrechos de Pesca, a equipe utiliza uma ecossonda para mapear o fundo marinho e identificar objetos e feições. Mas você sabe o que é uma ecossonda e como ela funciona? A ecossonda, também conhecida como sonar, é um equipamento que emite ondas sonoras. As ondas sonoras quando encontram algum obstáculo (que pode ser peixes, navios naufragados, lajes, rochas e o próprio fundo marinho) refletem e são captadas novamente pela ecossonda. Desta forma, é gerada uma imagem acústica do que podemos encontrar na coluna d’água e no fundo marinho. Por esse motivo, a ecossonda é muito útil para identificar cardumes de peixes e muitas embarcações de pesca a utilizam em suas atividades.

Ondas sonoras emitidas e refletidas na coluna d’água e identificação de cardume de peixes identificados por uma ecossonda.
Alguns animais possuem estruturas que funcionam como um sonar. Morcegos e golfinhos emitem ondas sonoras que se propagam pelo ambiente e retornam em forma de eco. Ao analisar o tempo que o som leva para voltar, o cérebro desses animais constrói uma imagem mental do seu entorno. Essa incrível capacidade inspirou o desenvolvimento do sonar.
O som precisa de um meio para se mover, como o ar ou a água. Imagine o som como uma onda. Essas ondas viajam em velocidades diferentes dependendo do material por onde passam. No ar a velocidade do som é da ordem de 340 m/s, já na água doce a velocidade pode chegar a 1.435 m/s e na água salgada pode chegar a 1.531 m/s. A velocidade do som na água do mar não é sempre a mesma. Ela muda de acordo com a sua salinidade, a temperatura e a pressão.
No oceano, quando vamos da superfície em direção ao fundo, existe uma camada de água intermediária onde a temperatura muda de repente, quando comparada às camadas superiores e inferiores a esta. Essa camada atua como uma barreira para o som, fazendo com que ele fique preso e viaje por longas distâncias. Essa área é chamada de SOFAR. Animais como as baleias e os navios aproveitam essa característica para se comunicar e se localizar.
Ilustração do canal SOFAR mostrando seus limites superior e inferior e como o som fica aprisionado nessa faixa correspondente a termoclina permanente em grandes extensões no oceano.
Com o desenvolvimento da ecossonda, um mundo submerso antes inacessível à observação humana direta se tornou visível. Os dados fornecidos pela ecossonda desempenham um papel fundamental em diversas áreas, desde a pesca até a oceanografia, contribuindo para o conhecimento dos oceanos e com a conservação ambiental. Nas atividades do Projeto Petrechos de Pesca, a utilização da ecossonda possibilita o mapeamento do fundo marinho, fundamental para se pensar em estratégias de prevenção a acidentes de perda e dano de petrechos de pesca.
REFERÊNCIAS
Introdução às ciências do mar, 2015. Jorge P. Castello e Luiz C. Krug organizadores. Pelotas, RS – 602p.
NOAA. What is SOFAR?. National Ocean Service website, https://oceanservice.noaa.gov/facts/sofar.html, acessado em 09/12/2024.
