Dia 16 de setembro é o dia mundial da limpeza, ou, em inglês, o Clean Up Day. Nesse dia, pessoas do mundo inteiro se organizam para realizar ações de limpeza em suas cidades, incluindo as ações de limpeza de praia. Talvez você já tenha ouvido isso em algum lugar, mas você sabe como surgiu essa data?

Esse movimento mundial surgiu na Estônia, quando os cidadãos se uniram para realizar uma limpeza no país. Isso aconteceu em 2008, e na época essa ação foi chamada de Lets do it! (Vamos fazer isso!) (World Clean Up Day, 2023). Aqui no Brasil, a ação começou a ser adotada pelos municípios em 2018, quando 197 países se mobilizaram para realizar a ação junto (World Clean Up Day Brasil, 2023). 

Por esse motivo, diversas cidades organizam ações de limpeza no dia 16 de Setembro, e no município de Ubatuba nós do Projeto Petrechos de Pesca participamos do Clean Up Day – Fundo do Mar, evento organizado pelo Projeto Maricultura em parceria com diversas organizações (FIgura 1). As atividades incluíram a remoção de materiais por mergulhadores na área costeira em duas localidades em Ubatuba: Caisão de Ubatuba e Píer do Saco da Ribeira. O evento contou com cerca de 40 voluntários, tendo início às 8h00 da manhã e encerrado às 15h00 (Figura 2).

Figura 1: Integrantes do Projeto Petrechos de Pesca na ação Clean Up Day em Ubatuba no dia 16 de setembro de 2023.
Figura 2: Participantes do evento Clean Up Day ao final da ação no Caisão de Ubatuba, com cerca de 430 kg de lixo removidos.

A equipe do Projeto Petrechos de Pesca coordenou a triagem e processamento dos resíduos removidos no Caisão, além de fazer atendimento ao público geral que passava por lá (FIgura 3). No total, a ação de limpeza retirou aproximadamente 600 kg de lixo, sendo 161 kg no Saco da Ribeira e 430 kg no Caisão do bairro Ponta Grossa (Figura 3).  O material mais abundante foram os resíduos plásticos, dando destaque aos pneus (borracha) que somaram por volta de 360 kg. 

Desses valores constatamos que apenas 12% (43 kg) foram materiais derivados de atividades pesqueiras. Grande maioria desses materiais são cabos de amarração , que além de serem usados em embarcações de pesca, podem ter origem do turismo, navegação ou qualquer outra atividade (Figura 4).

A importância de ações de limpeza é clara quando pensamos no bem estar ambiental e o impacto que esses resíduos podem causar na vida das pessoas, afetando não só as  atividades de turismo mas como a saúde pública. Os resíduos dos petrechos de pesca em geral são compostos de plástico já que o principal componente para sua fabricação são poliamida, polietileno, EVA e EPS (também conhecido como isopor). Dessa forma, remover esses resíduos do fundo do mar é essencial pois além de oferecerem risco ao ecossistema, afetando os animais e causando danos nos habitats, oferecem risco à mergulhadores e banhistas, impactando  o cenário local. Porém a principal ameaça desses materiais é silenciosa e quase imperceptível aos olhos humanos: a poluição plástica. Ao longo dos anos, a decomposição desses materiais vai liberando pequenas partículas plásticas, também conhecidas como microplásticos, que é extremamente perigosa para a saúde de todos os seres vivos. Portanto, remover esses materiais perdidos no mar e fazer uma destinação correta é fundamental para minimizar tais impactos.  

Figura 3: Integrantes do Projeto Petrechos de Pesca realizando a separação dos materiais removidos do mar.
Figura 4: Resultados da ação Clean Up Day em Ubatuba com a remoção de cerca de 600 kg de lixo do mar.

Referências: 

World Clean Up Day (2023). Disponível em <https://www.worldcleanupday.org/about>. Acessado em 19 de setembro de 2023

World Clean Up Day Brasi (2023)l. Disponível em <https://www.worldcleanupday.org/country/brazil>. Acessado em 19 de setembro de 2023. 

Deixe um comentário